Current track

Title

Artist

Background

Morreu em Lisboa, Portugal Cantora Cabo verdeana Celina Pereira

Written by on 18/12/2020

A cantora cabo-verdiana, natural da Boa Vista, Celina Pereira, faleceu na quinta feira 17 em Lisboa, Portugal, no dia que completa nove anos da morte da diva dos pés descalços, Cesária Évora.

Vitima de doença, a cantora cabo-verdiana Celina Pereira, foi uma das impulsionadoras da ideia que levou o Governo de Cabo Verde a propor à Unesco a classificação da morna como Património Imaterial da Humanidade.

Há muito que a cantora se encontrava com a saúde debilitada, tendo sido internada num dos hospitais de Lisboa, devido à uma descompensação respiratória.

Depois de adoecer, Celina Pereira permaneceu no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia, onde faleceu na quinta feira.

Em nota de pesar, o Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, reagiu à morte da “cantora, investigadora, intérprete” e uma das pioneiras da manifestação de interesse pela candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade.

Segundo o Executivo, Celina Pereira, contadora de estórias e investigadora da tradição oral de Cabo Verde, deixou uma manancial de obras e discografia “muito rica e o sonho concretizado” da elevação da Morna Património Imaterial da Humanidade.

Celina Pereira foi condecorada em 2003, pelo então Presidente da República português, Jorge Sampaio, com a medalha de mérito (grau de comendadora) pelo seu trabalho na área da educação e da cultura cabo-verdiana.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *