SIACSA anuncia greve nacional de bombeiros municipais
Written by Crioula fm on 07/01/2021
SIACSA informou sobre a realização de uma greve nacional dos bombeiros municipais entre os dias 18 e 19 de janeiro, justificando “forçado pela falta de diálogo” e incumprimento dos acordos assinados com algumas autarquias.

O presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura, Serviços, Florestas, Serviços Marítimos e Portuário (SIACSA), acusou “a falta das melhores práticas para a resolução das questões reivindicativas dos trabalhadores cabo-verdianos” como motivo para esta intenção de greve.
Gilberto Lima aponta câmaras municipais da Praia, de São Domingos e de Santa Catarina de Santiago como as que ignoraram a solicitação sobre a Convenção Colectiva de Trabalho enviada às autoridades, bem como ao Ministério da Administração Interna.
Acrescentou como motivo, para este pré-aviso da greve de dois dias, a falta da revisão da melhoria das condições de trabalho, a unificação salarial à semelhança da Polícia Nacional, assim como as leis de base dos profissionais da Protecção Civil.
Segundo sindicalista, SIACSA decidiu apoiar os bombeiros nacionais para esta forma de luta mas mostra-se disponível para, no decorrer deste tempo, sentar-se à mesa com as partes envolvidas na tentativa de encontrar as melhores práticas para desfazer estas situações.
O pré-aviso de greve nacional foi entregue esta quarta-feira, revelou Gilberto Lima que criticou os acordos não cumpridos pelas câmaras municipais, a quem acusou da não revisão das questões de melhoria salarial, falta de viaturas, subsídios de vida e materiais adequados para o exercício das funções dos bombeiros e mais dignidade e respeito pela classe.