Current track

Title

Artist

Background

Santo Antão: Associação dos Municipios promete lutar por aeroporto na ilha

Written by on 29/01/2021

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, assegura que os três concelhos – Paul, Ribeira Grande e Porto Novo – vão continuar a lutar para que ilha passa tá conta com aeroporto.

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão disse que a ilha necessita do aeroporto para que possa integrar-se, a nível do país e do mundo, e desenvolver o turismo em Santo Antão que, segundo o autarca, tem um potencial que outra ilha não tem.

Em Maio de 2019, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, confirmou, no Parlamento, durante o debate mensal com os deputados, a conclusão dos estudos do aeroporto de Santo Antão em 2020.

A conclusão dos estudos do aeroporto de Santo Antão, que decorreram durante três anos, faz parte de um pacote de investimentos, na ordem dos sete milhões de contos, que o Governo tem para o sector aeroportuário em Cabo Verde, no horizonte 2021, segundo o chefe do Governo.

Esse pacote abarca ainda investimentos a nível da iluminação do aeródromo de São Filipe e intervenções nos aeroportos internacionais da Boa Vista e de São Vicente.

Os estudos para a construção do aeroporto de Santo Antão foram iniciados em 2016, com levantamentos orográficos, e prosseguem neste momento com a recolha, por uma estação automática, de dados atmosféricos relativos à pressão do ar, temperatura, humidade, direcção do vento e precipitações.

Santo Antão não tem ligação aérea desde 2003, altura em que se procedeu ao fecho do aeródromo Agostinho Neto, na Ponta do Sol, com a justificação de que não havia aviões para oper okar nessa pista, com menos de 600 metros de comprimento e sem condições de ampliação.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *