India confirma surto de gripe aviária em pelo menos dez Estados
Written by Crioula fm on 11/01/2021
Governo indiano confirmou um surto de gripe aviária em pelo menos dez (dos 36) Estados do pais e as autoridades já estão a implementar medidas sanitárias para conter a disseminação e prevenir o contágio para os humanos.

As mortes incomuns de aves selvagens e aves domésticas já haviam sido confirmadas nas últimas semanas em alguns Estados da índia.
Em Haryana, o Estado mais afetado pelo virus com mais de 400 mil aves mortas, o abate de animais infetados está a ser realizado para conter a doença, anunciou ministério em comunicado, sem especificar o número de animais abatidos até ao momento.
Enquanto as investigações estão a ser realizadas por especialistas epidemiológicos nas áreas de epicentro do surto, as autoridades pediram aos Estados para aumentar a vigilância em torno de fontes de água, mercados de aves vivas, zoológicos e granjas avícolas, a fim de “evitar qualquer possibilidade de a doença se espalhar para os humanos”, lê-se no comunicado.
A preocupação com o contágio para os humanos, que acabou por atingir duramente os avicultores com a queda nas vendas e o abate de animais, levou as autoridades da capital a encerrar um dos principais mercados de aves de Nova Deli e proibir temporariamente a importação interestadual de espécies vivas.
A India, que confirmou o primeiro surto de gripe aviária em 2006, sofre surtos do vírus H5 causados principalmente por aves migratórias que entram no pais durante os meses de inverno.