Current track

Title

Artist

Background

“Falta de recursos humano é o “maior desafio” na gestão do solo em CV” – FAO

Written by on 04/02/2021

A consultora da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) Maria Vasconcelos apontou a falta de recursos humanos como “maior desafio” na gestão do solo e território em Cabo Verde.

A responsável fez estas considerações à Inforpress, a margem da formação sobre vectorização em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), do projecto Reforço da Capacitação e Resiliência do Sector Florestal em Cabo Verde (Reflor-CV).

Conforme explicou, esta ação de capacitação enquadra-se numa série de formações e visa criar uma base de dados geográfica que seja “a mais completa possível” com informação sobre o uso e o coberto do solo em Cabo Verde, tanto no presente como em épocas passadas.

Abordando concretamente a situação de Cabo Verde relativamente à gestão do solo, a consultora da FAO destacou os ganhos alcançados, frisando, no entanto, que apesar de haver muita informação, ela está dispersa e precisa ser organizada e colocada à disposição da sociedade civil.

Apontou ainda a falta de recursos humanos como “maior desafio” na gestão do solo e território em Cabo Verde, realçando as acções concretizadas pelo Ministério da Agricultura e Ambiente e a FAO, por forma a envolver os jovens através de acções de formação.

O principal propósito é o de aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas mudanças climáticas na desertificação e degradação da terra em Cabo Verde.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *