Current track

Title

Artist

Background

Covid-19: 116 estabelecimentos foram encerrados por incumprimentos de medidas

Written by on 05/02/2021

Neste periodo pandémico foram encerrados 116 estabelecimentos por incumprimentos de medidas sanitárias.

Avança administradora executiva da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), Patricia Alfama, durante a sua apresentação na VI Reunião do Fórum das Inspecções Económicas e de Segurança Alimentar dos Países de Língua Oficial Portuguesa (FISAAE) e Assembleia Geral do FISAAE, que decorre na forma virtual.

Acrescentou que desde Julho de 2020, a equipa de inspeção conjunta tem feito inspeções aos estabelecimentos em todas as ilhas e os concelhos do País, em média quatro vezes por semana.

Segundo Patricia Alfama, as inspeções durante o periodo pandémico foram divididas em duas fases, sendo que na primeira foram inspecionadas 1.203 estabelecimentos para verificação dos requisitos das medidas sanitárias e, na segunda fase, destinada a discrição para atribuição de selos, foram inspeccionados 902 estabelecimentos, ao todo 2.105 estabelecimentos.

Referente ao sector alimentar, apontou esta responsável, foram inspecionados até Dezembro de 2020, 1.451 estabelecimentos, sendo que 852 foram para verificação dos requisitos e 599 para atribuição dos selos.

Por outro lado, a administradora da ERIS destacou alguns desafios da instituição durante este período pandémico, entre eles planificar as atividades para o teletrabalho e adaptação ao novo regime de trabalho, executar atividades em situação de emergências sanitárias e a necessidade de superar ruídos causados pela desinformação.

A VI reunião do FISAAE tem como objectivo promover a aproximação entre as instituições e países-membros do FISAAE, reforçando as afinidades e a cooperação entre as autoridades de inspeção alimentar e económica e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *