Current track

Title

Artist

Background

DNS adianta que Pais lança na segunda-feira campanha de vacinação contra HPV

Written by on 05/02/2021

Diretor nacional de Saúde, revela que na segunda-feira, 08, Cabo Verde lança campanha de vacinação contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) abrangendo as meninas dos 10 aos 13 anos.

O Diretor Nacional de Saúde adiantou ainda que será disponibilizado também a vacinação contra a Hepatite B, que segundo o mesmo, causa igualmente situações oncológicas.

Considerou que os desafios atuais interpela a todos a repensar as estratégias e encontrar soluções para evitar que as outras doenças não covid-19 das quais o cancro faz parte se descontrolem e que os ganhos já alcançados não sejam colocados em cheque.

Apesar do contexto da pandemia, adiantou que não houve uma diminuição dos doentes no acesso as consultas ou aos cuidados necessários na área da oncologia, tendo realçado que as ferramentas disponibilizadas possibilitaram dar respostas mesmo com os constrangimentos provocados pelo coronavírus.

Jorge Noel Barreto assegurou que as condições para fazer o tratamento e abordagem diagnósticos constituem também um grande desafio tendo em conta que são tecnologias muito sofisticadas de que o país não dispõe.

segundo Jorge Noel Barreto, A ideia, é atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de reduzir um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por via de prevenção e tratamento ate 2030.

Questionado sobre a suspensão da transferência dos doentes oncológicos para fazer radioterapia em Portugal, devido ao aumento de casos da covid-19 naquele país, Jorge Noel Barreto disse que é uma situação na qual não estavam à espera.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *