Current track

Title

Artist

Background

Covid-19: Brasil ultrapassa 9,5 milhões de casos registados

Written by on 08/02/2021

Brasil, um dos paises mais atingidos pela pandemia de covid-19, ultrapassou nesta segunda-feira os 9,5 milhões de casos confirmados do novo coronavirus, depois de registar 26.845 novas infecções em 24 horas, segundo informação oficial.

De acordo com o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a doença, desde o inicio da pandemia foram comunicados 9.524.640 casos de covid-19 no pais.

O número de mortes causadas pelo vírus SRS-CoV-2 aumentou para 231.534, com 522 mortes registadas nas últimas 24 horas, de acordo com a mesma fonte.

Os números de infeções e mortes diárias tendem a diminuir acentuadamente no Brasil nos fins de semana, devido a uma menor atividade nos laboratórios e organismos públicos.

A taxa de mortalidade mantém-se em 110 mortes por 100.000 habitantes, enquanto a incidência acumulada de infeções aumentou para 4.532 por 100.000 habitantes.

Com uma população de cerca de 212 milhões de pessoas, o Brasil é o segundo pais do mundo com maior número de mortes ligadas ao novo coronavírus, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais infecções, depois dos Estados Unidos e da Índia.

O Amazonas é o estado brasileiro, dos 27, com a pior taxa de mortalidade.

Os cientistas suspeitam que por detrás da explosão de casos na Amazónia está o aparecimento da nova estirpe, conhecida como P.1, que teve origem naquela região e que tudo indica ser mais contagiosa devido ao seu elevado número de mutações na proteína “spike”, que o vírus utiliza para penetrar nas células humanas.

Ainda não foram publicados estudos sobre se esta nova variante brasileira, que se junta às detetadas no Reino Unido e na África do Sul, reduz a eficácia das vacinas desenvolvidas até à data.

Entretanto, a campanha de vacinação continua no Brasil, onde quase 3,6 milhões de pessoas já receberam a primeira dose de alguma das vacinas autorizadas.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *