Current track

Title

Artist

Background

Inaugurado nova sede do Banco de Cabo Verde

Written by on 11/02/2021

Governador de Banco de Cabo Verde considera que inauguração da nova sede do BCV, é a realização do sonho de quase 30 anos. Na qual garantiu que a infra-estrutura está à altura dos desafios atuais do sistema financeiro.

Óscar Santos, fez estas considerações na cerimónia de inauguração, na Cidade da Praia, salientou que a obra projetada pelo “conceituado arquiteto” português Álvaro Siza Vieira, pelas suas características, dimensão e complexidade, “valorizará não só o BCV, mas também a Cidade da Praia e todo o País”.

O imóvel será cedido em regime de arrendamento, pelo que o BCV assume por conta do fundo as prestações mensais dos beneficiários até extinção das responsabilidades assumidas.

O ato de inauguração, que serviu também para homenagem aos ex-governadores, foi presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que, enquanto quadro do BCV e governante, participou em diversas etapas da construção da nova, desde a parte organizacional, em 1993,e no lançamento da primeira pedra em 2017 e na inauguração, hoje.

Ulisses Correia e Silva manifestou a sua satisfação, afirmando que o BCV ganha uma nova sede “à dimensão da sua necessidade e do seu prestígio”, enquanto instituição de referência em Cabo Verde, e cujo percurso “se confunde com a história do Pais”, e “marca indelevelmente a soberania cabo-verdiana”, enquanto Pais independente.

Por outro lado, adiantou que a Cidade das Praia ganha um património com a assinatura de um “grande nome de arquitetura mundial”, o arquiteto Siza Vieira.

A obra foi financiada, na sua totalidade, com recursos provenientes do Fundo de Pensões dos Colaboradores beneficiários do regime privativo de previdência social do BCV, pelo que, segundo o governador, a sua construção “não teve encargos, quer para o Banco, quer para o erário público”.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *