Current track

Title

Artist

Background

Partidos Politicos divergem quanto ao plano de vacinação contra a covid-19

Written by on 11/02/2021

O MpD anunciou que o Governo já dispõe do plano de vacinação contra a covid-19 e que criou “todas as condições” para receber as vacinas, mas o PAICV manifestou dúvidas quanto a existência desse plano.

Durante a primeira sessão plenária de Fevereiro, em que estão a ser debatidos os ganhos e desafios no sector da saúde em tempos da pandemia da covid-19, a deputada do MpD Celeste Fonseca, disse que a oposição já sabe que existe um plano de vacinação e quem serão os primeiros beneficiários.

Segundo a deputada, o Governo tem priorizado o sector da saúde e decidiu trazer esta temática a debate para partilhar com os cabo-verdianas os ganhos e os desafios, ao contrario da oposição que em plena pandemia “mantém-se indiferente” e só agora se lembrou da covid-19, depois de ver a proposta introduzida pela bancada parlamentar do MpD.

Já líder da bancada parlamentar do PAICV Rui Semedo, afirmou que neste momento o desafio do País passa por adquirir as vacinas e acompanhar a evolução das novas variantes do vírus.

No seu entender, os cabo-verdianos devem saber qual é o tipo de vacinas, se será adquirido sozinho ou através de parcerias, qual a logística montada para a sua distribuição e aplicação, quando serão ministradas as primeiras doses e quais serão as prioridades estabelecidas.

Por outro lado, reconheceu o esforço no combate a pandemia da covid-19, mas sublinhou que existem falhas que poderiam ser evitadas como aplicação intensiva de testes, utilização mais cedo das mascaras, mais apoio as pessoas mais vulneráveis.

O presidente da UCID António Monteiro, chamou atenção do Governo para o facto de a ilha de São Vicente, círculo eleitoral para qual foi eleito, ilha continuar ainda a ter “graves problemas” a nível da saúde.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *