Current track

Title

Artist

Background

Boa Vista: Autoridades confirmam suspeita de peste suina africana na ilha

Written by on 23/02/2021

As autoridades sanitárias e a edilidade local confirmaram a suspeita da presença de peste suína africana na ilha da Boa Vista, detectada em explorações suinícolas localizadas na zona industrial da cidade de Sal-Rei.

Informação foi avançada na página da Câmara Municipal da Boa Vista onde consta que a edilidade local a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, na Boa Vista, a Polícia Nacional e a Delegacia de Saúde confirmam que se detectaram casos positivos à presença de anticorpos da peste suína africana (PSA) em sete das 31 amostras enviadas ao laboratório veterinário da Direcção de Serviço da Pecuária (DSP).

A Câmara Municipal da Boa Vista confirma ainda que “a presença, suspeita da peste suína africana foi detectada em explorações suinicolas localizadas na zona industrial da cidade de Sal-Rei, mais conhecida por pocilga”.

Por isso, informam que as “autoridades sanitárias e policiais vão reforçar a vigilância às seguintes situações, que se encontram totalmente proibidas, nesta fase, entre eles, o abate de suinos sem a devida autorização, a circulação de suínos dentro da ilha e a circulação de suinos, seus produtos e derivados da Boa Vista para as outras ilhas.

De referir que o surto de morte de porcos foi noticiado em meados de Dezembro, na mesma localidade, informação avançada pelos criadores locais, na zona de criação mais conhecida por pocilga. Ainda nesta mesma altura constatava-se venda de carne de porco a um baixo preço do mercado.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *