Current track

Title

Artist

Background

Cabo Verde sem casos suspeitos de gripe aviária – autoridades

Written by on 25/02/2021

O Governo comunicou que Cabo Verde ainda não tem suspeitas de casos da gripe aviária, mas que está a acompanhar a situação e a preparar para a tomada das medidas em caso de aparecimento de qualquer surto.

Comunicado vem na sequência de um alerta do Centro Regional de Saúde Animal em Bamako – Mali (CRSA) sobre o ressurgimento da gripe aviária altamente patogénica nos países da Africa Ocidental.

As medidas em curso consistem em actualizar o plano de contingência para a prevenção, controlo e luta contra a gripe aviária altamente patogênica com a participação de parceiros, preparar para a activação da Comissão Nacional do Plano de Emergência e reforçar vigilância epidemiológica veterinária a nível da DSP Delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

O documento consta que as autoridades irão preparar o laboratório veterinário em meios para possível detecção precoce e rápida dos casos e alertar às delegações do MAA para o reforço da vigilância epidemiológica no terreno e dos serviços de inspecção sanitária a nível da coordenação e fronteiras internacionais, pontos de entrada de mercadorias, a fim de prevenir a entrada da doença.

A Direcção Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária apela a todos a manterem as aves domésticas confinadas e informar as autoridades locais e nacionais sobre eventuais ocorrências de doenças e mortalidades anormais e a evitarem contacto direto com aves mortas.

Aconselha ainda o reforço das medidas de biossegurança dentro das instalações avícolas, nomeadamente higiene pessoal e das instalações, desinfecção e isolamento de doentes.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *