Current track

Title

Artist

Background

Museus de Cabo Verde perderam mais de 80% dos visitantes em 2020

Written by on 08/03/2021

Instituto do Património Cultural (IPC) aponta que museus em Cabo Verde registaram uma quebra de mais de 80% de visitantes em 2020, em relação a 2019.

Segundo indica página do IPC na rede social, as 10 estruturas museológicas receberam um total de 3.656 visitantes no ano passado, dos quais a maioria foram estudantes, seguido dos turistas estrangeiros, sendo que mais de 90% destas visitas ocorreram no primeiro trimestre do ano, face aos 30 mil visitantes de 2019.

A descida, esta relacionada com o surgimento da pandemia da covid-19, que ditou, primeiramente, o encerramento temporário de todos os museus, por um periodo de três meses, e que obrigou também os museus a repensarem novas estratégias para atrair visitantes.

O IPC revela que, em termos globais, ou seja, na componente fisica e virtual, os museus de Cabo Verde totalizaram 7.899 visitas em 2020.

Com a materialização de alguns projetos em 2019, os Museus de Cabo Verde registaram um aumento de 24% de visitantes em relação ao ano de 2018.

O IPC através da direcção dos museus tem sob a sua tutela 10 estruturas museológicas distribuidas pelas ilhas de Santiago, Sal, Brava, São Nicolau e São Vicente.

Tratam-se do Museu Etnográfico da Praia, Museu de Arqueologia, Museu da Resistência, Museu da Tabanca, Museu Norberto Tavares, Núcleo Museológico Cesária Évora, Museu do Mar, Museu do Sal, Casa Museu Eugénio Tavares e Casa da Morna Sodade.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *