Japão adia por um ano pagamento divida de 600 mil euros de Cabo Verde
Written by Crioula fm on 11/03/2021
Governo do Japão vai adiar, por um ano, o pagamento do serviço da dívida por Cabo Verde, no valor superior a 600 mil euros, conforme acordo que vai ser assinado na quinta-feira.

Em comunicado, o Governo cabo-verdiano explicou que o acordo insere-se na Iniciativa de Suspensão da Dívida, aprovada em 2020 pelo G20 e endossada pelos países credores membros do Club de Paris, através do Memorando de Entendimento sobre o tratamento do serviço da divida de Cabo Verde, assinado em 12 de agosto de 2020, “para ajudar” o pais “na luta contra as consequências provocadas pela pandemia de covid-19”.
O entendimento com o Japão envolve um “Acordo por Troca de Notas” e refere-se “a adiamento, por um período de um ano, do pagamento do serviço da dívida bilateral que Cabo Verde” perante as autoridades japonesas, num montante total de 78,2 milhões de ienes, equivalente a cerca 67 milhões de escudos (603 mil euros).
O acordo vai ser assinado na quinta-feira, em Dakar, entre o embaixador do Japão no Senegal, Arai Tatsuo, e o embaixador cabo-verdiano naquele país, Inácio Felino de Carvalho.
O ‘stock’ da dívida pública cabo-verdiana atingiu no final de 2020 os 255.520 milhões de escudos, equivalente a um rácio de 151,1% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado, segundo dados oficiais noticiados anteriormente pela Lusa.
De acordo com o relatório da Conta Provisória do Estado do quarto trimestre de 2020, a dívida pública cabo-verdiana subiu 5,4% no espaço de um ano, equivalente a mais 13.171 milhões de escudos, refletindo as consequências da crise económica e sanitária decorrente da pandemia de covid-19.