Current track

Title

Artist

Background

Indice de Confiança do Consumidor inverte tendência descendente dos últimos trimestres – INE

Written by on 12/03/2021

Instituto Nacional de Estatística (INE) avançou que o indicador de Confiança do Consumidor inverteu a tendência descendente dos últimos trimestres, denotando o aumento da confiança das familias cabo-verdianas.

De acordo com a mesma fonte, sobre o inquérito de Conjuntura no Consumidor, o indicador evoluiu negativamente face ao mesmo periodo do ano 2019.

A mesma fonte elucida que este resultado se justifica basicamente pela apreciação negativa das familias sobre a sua situação financeira e a situação económica do país para os próximos 12 meses, relativamente ao trimestre homólogo.

De acordo com as familias inquiridas, avançou o INE, nos últimos 12 meses, tanto a situação económica do seu lar como a situação económica do país evoluíram positivamente relativamente ao trimestre homólogo, ajuntando que os inquiridos, argumentaram que tanto os preços de bens e serviços como o desemprego no país aumentaram relativamente ao mesmo periodo do ano 2019.

Relativamente ao item poupança, o documento indica que a maior parte dos inquiridos (86,3%) no quarto trimestre do ano de 2020 considerou que, ainda, a actual situação económica do pais não permite fazer poupança.

De acordo com a mesma fonte, para os próximos 12 meses, a situação financeira das famílias e a situação económica do país deverão evoluir negativamente face ao trimestre homólogo.

O INE realça ainda que cerca de 73 em cada 100 entrevistados afirmaram ter a certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos, acrescentando, por outro lado, que no 4º trimestre de 2020, cerca de 22,3% dos inquiridos afirmaram positivamente que provavelmente irão construir ou comprar uma casa (24,2% no período homólogo) representando, uma diminuição de 1,9 p.p.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *