Current track

Title

Artist

Background

“Pais vai investir para vacinar mais de 70% da população ainda este ano”

Written by on 12/03/2021

Primeiro-ministro disse que o País está preparado para investir aquilo que for necessário e ter mais de 70% da população vacinada contra a covid-19 ainda este ano.

Ulisses Correia e Silva fez esta afirmação no acto de recepção das primeiras vacinas do organismo Covax, desembarcadas na madrugada de hoje no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, momento que classificou de “muito importante e esperado por Cabo Verde”.

Segundo Ulisses Correia e Silva, chegaram 24 mil doses, às quais se juntarão, no próximo dia 15, mais 5.850 da Pfizer e outros 80 mil da Astrazeneca a chegar brevemente.

Questionado sobre o facto de alguns países europeus terem já suspendido as vacinas da Astrazeneca, o primeiro-ministro respondeu que estas suspensões aconteceram por indicações dos próprios países e que “não há evidências científicas de que haja uma relação entre as doenças, tromboses, e a aplicação da vacina”.

Ainda nas suas declarações, Ulisses Correia e Silva informou que a campanha de vacinação arranca no próximo dia 19 em todo o território nacional, tendo como prioridade os profissionais de Saúde.

A distribuição entre as ilhas será, de acordo com o chefe do Governo, feita por avião. Para isso o País está a contar com a “boa colaboração” dos Estado Unidos da América que disponibiliza um avião, que tem estado a operar na ilha de São Vicente com a Guarda Costeira, para garantir uma distribuição segura e também a qualidade e a manutenção das vacinas.

A plataforma Covax pretende entregar 90 milhões de doses de vacinas no continente africano até final deste mês. Até ao final de Maio, o planeamento prevê a entrega de 237 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca e de 1,2 milhões de doses da vacina Pfizer.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *