Current track

Title

Artist

Background

Irlanda suspende temporariamente administração da vacina da AstraZeneca

Written by on 15/03/2021

Governo da Irlanda confirmou que cerca de 30.000 pessoas não serão imunizadas esta semana com a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, suspendendo temporariamente a sua administração.

A medida foi hoje confirmada, após quatro novos casos de coágulos sanguíneos terem sido detectados na Noruega.

O ministro da Saúde, Stephen Donnelly, disse estar confiante de que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) apresentará um “relatório positivo” sobre a vacina AstraZeneca esta semana, com vista a incluí-la novamente na campanha de imunização.

O dirigente irlandês garantiu ao canal público RTE que os afetados pela medida receberão uma “nova data” para serem vacinados e sublinhou que este atraso não “terá qualquer impacto” no calendário previsto.

A decisão do Governo de Dublin, acrescentou, segue a recomendação da Comissão Consultiva de Imunização Nacional (NIAC), que, por sua vez, se baseia em novos dados “fornecidos pela Agência Norueguesa de Medicamentos.”

O NIAC observou que as autoridades de saúde norueguesas relataram quatro novos incidentes de coágulos sanguíneos graves em adultos após serem imunizados com a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca.

Embora o NIAC tenha especificado que “as ligações entre a vacina covid-19 da AstraZeneca e esses casos” ainda não foram estabelecidas, recomendou a suspensão da sua administração “temporariamente” como uma medida de “precaução”.

Donnelly explicou hoje que, desde o inicio da campanha de imunização, já foram administradas mais de 110 mil doses da vacina da AztraZeneca, cerca de 20% do total.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *