Current track

Title

Artist

Background

Cabo Verde vende antigo avião da Guarda Costeira por 435 mil euros

Written by on 17/03/2021

Ministério das Finanças vai vender o antigo avião Dornier da Guarda Costeira a uma empresa das Maurícias por cerca de 435 mil euros, a única concorrente à terceira tentativa de venda.

A empresa privada Blue Wave Aviation, com sede nas Maurícias, foi a única a apresentar proposta na hasta pública realizadana sede do Ministério das Finanças, na cidade da Praia.

Conforme os termos do edital do concurso, que tinha como preço base de venda 48.000.000 escudos (433,5 mil euros), a empresa tem até 23 de março para comprovar o pagamento, assumindo então a titularidade da aeronave.

A primeira tentativa de venda da aeronave, em hasta pública, em 11 de janeiro, ficou deserta, tendo na altura uma base de licitação de 60 milhões de escudos (540 mil euros).

A segunda tentativa, com um corte de 10% face ao valor inicialmente pedido, aconteceu em 15 fevereiro, com a nova base de licitação de 54 milhões de escudos (490 mil euros), mas ficou igualmente deserta, tendo sofrido novo corte de cerca de 10% para esta terceira venda.

Os termos do processo de venda estabelecem que a aeronave, com mais de cinco mil horas de voo e há quatro anos avariada com um problema no motor, será alienada nas condições em que se encontra, mas prevendo que o Estado “poderá não efetuar a venda se as propostas não atingirem um nível satisfatório”, face aos preços de mercado.

A empresa vencedora da hasta pública aceitou, na sua proposta, esses termos do processo de venda.

A autorização para esta venda resulta de um despacho conjunto dos ministérios da Defesa e das Finanças, de 18 de novembro, que a Lusa noticiou anteriormente, visando financiar a compra de um novo avião de emergências para a Guarda Costeira.

Em causa está um Dornier 228 duplo turbo-hélice fabricado em 1993 e que desde a criação da Guarda Costeira de Cabo Verde, admite o despacho, “tem sido, basicamente, o único meio aéreo” que integra a estrutura operacional da Esquadrilha Aérea.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *