Current track

Title

Artist

Background

Covid-19: Profissionais da Saúde começam a ser vacinados

Written by on 18/03/2021

A vacina da Pfizer contra a covid-19 vai ser administrada a seis profissionais de saúde da Praia, que aconteceu um dia antes de inicio da campanha de vacinação em Cabo Verde, sexta-feira.

De acordo com fonte governamental, a administração da vacina, pela primeira vez no pais, foi feita no Centro de Saúde da Achada de Santo António, na Praia, pelas 10:00 a seis profissionais de saúde, correspondendo à abertura da primeira caixa com doses.

A primeira a ser vacinada será a enfermeira mais velha daquela unidade de saúde.

Cabo Verde recebeu 24.000 doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca em 12 de Março e 5.850 da Pfizer dois dias depois, prevendo o Governo lançar a vacinação nacional em 19 de Março e assumindo a meta de vacinar 70% da população até final do ano.

Contudo, a campanha vai arrancar apenas com vacinas da Pfizer, enquanto são aguardados esclarecimentos sobre a segurança das da AstraZeneca, anunciou esta semana o ministro da Saúde cabo-verdiano.

As doses já recebidas em Cabo Verde inserem-se num total de 108 mil a fornecer pela AstraZeneca ao abrigo da Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.

Contudo, nos últimos dias têm surgido suspeitas de alegados efeitos secundários da vacina da AstraZeneca, que levaram vários paises a suspender o seu uso.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *