Current track

Title

Artist

Background

Factura do INPS com medidas de mitigação, ultrapassa 1,8 mil milhões de escudos

Written by on 19/03/2021

As medidas sociais de mitigação dos efeitos da pandemia custaram aos cofres do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) mais de 1,8 mil milhões de escudos (um milhão e oitocentos mil para beneficiar 27.886 pessoas no período de um ano.

De acordo com dados pelo INPS, de Abril de 2020 a 11 de Março de 2021 foram gastos, no total, 1.883.426.995 escudos com com a suspensão do contrato de trabalho (lay-off), subsídio de desemprego, rendimento solidário e subsídio de isolamento profilático.

Cerca de 90% do montante global, foram gastos com o pagamento do lay-off, medida que beneficiou 18.241 trabalhadores nas quatro fases da sua execução.

O lay-off faz parte das medidas excecionais e temporárias adoptadas pelo Governo visando a manutenção dos postos de trabalho e a mitigação de situações de crise empresarial. Permite que o trabalhador, em casa, receba 70% do seu salário. Nas primeiras três fases o salário era pago em partes iguais pelo patronato e pelo INPS (35% cada).

Já na quarta que beneficiou apenas as empresas com quebras igual ou superior a 70% o patronato contribui com 25% e outros 45% são pagos pelo INPS.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *