Current track

Title

Artist

Background

Campanha eleitoral: CNE reuni para a definição das medidas de segurança sanitária

Written by on 24/03/2021

Comissão Nacional de Eleições (CNE) está reunida para a definição das medidas de segurança sanitária para garantir que a campanha eleitoral e o processo de votação decorram sem aumento de casos da covid-19.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro de 2020 a CNE desaconselhou as tradicionais atividades típicas de campanhas eleitorais que geram aglomerações de pessoas como comicios, arruadas e passeatas.

Estabeleceu o número máximo de 300 eleitores por cada assembleia de voto e o alargamento do horário de funcionamento em mais uma hora, isto é, das 07:00 às 18:00.

Foi ainda assinado um pacto com os partidos politicos e as candidaturas para o cumprimento das medidas sanitárias definidas.

Contudo, após as eleições o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e os restantes partidos admitiram que os politicos estiveram “muito mal” durante a campanha eleitoral, ao permitirem aglomerações de pessoas contrariando as orientações das autoridades sanitárias.

Além da definição das medidas de segurança sanitárias, a CNE vai ainda analisar outros assuntos, nomeadamente os relacionados com o recenseamento eleitoral, queixas e pedidos de pareceres e de esclarecimentos.

Nas eleições legislativas de 18 de Abril, para a eleição dos 72 deputados que compõem o parlamento cabo-verdiano, participam seis partidos politicos.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *