Current track

Title

Artist

Background

Japão e Cabo Verde assinaram um acordo de troca de notas para uma doação de 255 mil contos

Written by on 24/03/2021

Os governos do Japão e Cabo Verde assinaram um acordo de troca de notas para uma doação de 255 mil contos a Cabo Verde destinados à aquisição de equipamentos para conservação e transporte de pescado.

Segundo o ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, que testemunhou o acto por videoconferência, o acordo de trocas de notas, assinado a partir de Dakar pelos embaixadores dos dois países, é uma resposta a um projecto do sector das pescas artesanais, submetido ao Governo do Japão e que contempla a melhoria do transporte e conservação do pescado.

O objetivo também é de dar sustentabilidade ao sector. Paulo Veiga salientou que assim quando a pesca estiver mais estável e houver muito peixe, o mesmo possa ser conservado para ser vendido em momentos em que não há pescado, evitando que haja quebra no preço nos momentos de muita abundância.

O diplomata japonês disse que com esta doação o Governo japonês está a ajudar o arquipélago na promoção de uma pesca sustentável, tendo em conta a sua importância económica, social e ambiental.

O Japão financiou igualmente a construção e ampliação dos Portos de Pesca da Praia, em Santiago, e da Cova de Inglesa, em São Vicente, para além da instalação de infra-estruturas de frio.

O documento foi assinado em Dakar pelos embaixadores de Cabo Verde no Senegal, Inácio Felino de Carvalho, e do Japão, Arai Tatsuo.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *