Current track

Title

Artist

Background

MSSS diz que idosos com 60 anos ou mais podem inscrever-se para vacinação

Written by on 26/03/2021

Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) avança que já está aberto arranque de inscrições para os idosos, com 60 anos ou mais, poderem começar a receber a vacina contra a covid-19.

Comunicado do MSSS diz que, irá começar “dos mais velhos para os menos velhos”, afim de evitar aglomerações e respeitar as necessárias medidas de prevenção durante a vacinação.

De acordo com o documento, “os idosos são um dos principais grupos de risco da covid-19, pois a probabilidade de terem complicações e de morrerem em decorrência desta doença é muito maior do que em pessoas mais jovens”.

Para justificar esta opção, o MSSS destaca ainda “o facto de muitos idosos terem doenças crónicas, o que aumenta, ainda mais, os riscos de complicações quando têm covid-19” e explica que “os idosos têm sido os que mais são internados nos hospitais e em cuidados intensivos, sobrecarregando os estabelecimentos de saúde e condicionando a organização dos serviços”.

Ainda acrescentam que “são os idosos que também têm falecido mais frequentemente por causa da covid-19” e adianta que, em termos estatísticos, os óbitos de pessoas com 60 ou mais anos de idade, em Cabo Verde, “representam 84 por cento (%) de todas as mortes já ocorridas por esta doença, com um peso maior nas pessoas mais idosas”.

A campanha de vacinação contra a covid-19 arrancou na quinta-feira, 18, em Cabo Verde, num ato oficial, que teve lugar no centro de Saúde de Achada de Santo António, na Cidade da Praia.

A nível nacional, a vacinação começou no dia seguinte, 19, com a imunização dos profissionais de saúde.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *