Current track

Title

Artist

Background

CNE distribui cópias exatas dos originais dos boletins de voto aos partidos

Written by on 01/04/2021

Os seis partidos politicos concorrentes às eleições legislativas já estão na posse da reprodução ou cópias exatas dos originais dos boletins de voto para cada círculo eleitoral.

A entrega dos “fac simile” aos representantes dos seis partidos politicos foi feita pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na presença dos órgãos de comunicação social, com o objectivo de informar também aos cidadãos dessa distribuição.

A presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, explicou que a entrada dos “fac simile” é uma decorrência legal, com previsão no artigo 166 nº 5 do código eleitoral.

Segundo inforpress, a presidente da CNE alertou que os “fac simile” são reproduções exactas do original do boletim de voto, mas com sinais diferenciadores como marca d’água, assinatura da presidente e o carimbo da instituição e, portanto, diferente dos boletins de voto originais que vão para mesas no dia 18 de Abril.

A cada partido foi entregue um exemplar da reprodução do original do boletim de voto de cada círculo eleitoral onde concorre.

Maria do Rosário Pereira garante que a distribuição dessas cópias não põe em causa a segurança dos boletins de votos que irão para as urnas no dia 18 de Abril, porque são cópias exactas do original, mas com sinal distintivo.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *