CPLP está a sensibilizar a comunidade internacional para reforço da cooperação
Written by Crioula fm on 01/04/2021
O secretário executivo da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa (CPLP) disse que a organização está a “fazer o que Moçambique pediu”, procurando sensibilizar a comunidade internacional para o problema de Cabo Delgado e a necessidade de reforço da cooperação.

Segundo Ribeiro Telles, a União Europeia deu-lhe conta do que está previsto, “e que obviamente está de acordo com o que a presidência [do Conselho Europeu] portuguesa tem transmitido sobre o assunto”.
Os parlamentares socialistas da Comissão de Negócios Estrangeiros manifestaram hoje ao secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) “preocupação” com a situação de violência no norte de Moçambique e com os “direitos humanos na Guiné-Bissau”.
Segundo um comunicado enviado à Lusa, após o encontro com o Embaixador Francisco Ribeiro Telles, os deputados socialistas afirmam que “manifestaram a sua preocupação com algumas notícias que evidenciam atropelos aos direitos humanos e ao Estado de Direito” na Guiné-Bissau.
Na reunião foram abordados ainda alguns dos temas que farão parte “da próxima Cimeira de Luanda, prevista para 17 de Julho, particularmente sobre a aprovação do acordo de mobilidade no espaço da CPLP, que poderá ocorrer com base num modelo de cooperações reforçadas, a exemplo do que existe na União Europeia”, adiantam no comunicado.
A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, é desde há cerca de três anos alvo de ataques terroristas e o último aconteceu no passado dia 24, em Palma, em que dezenas de civis foram mortos, segundo o Ministério da Defesa moçambicano.