Current track

Title

Artist

Background

RD Congo: Ataque das ADF fez pelo menos 25 mortos na região de Beni

Written by on 01/04/2021

Pelo menos 25 pessoas morreram na madrugada de quarta-feira na sequência de um ataque de elementos das Forças Democráticas Aliadas (ADF) na região de Beni, no leste da República Democrática do Congo, anunciou a governadora da provincia.

As ADF são originalmente rebeldes muçulmanos ugandeses que estão no leste da RD Congo desde 1995 e que se opõem ao regime de Yoweri Museveni.

É de longe a milícia mais mortífera entre as 122 que ainda estão ativas no leste da RD Congo, país que vive uma crise profunda há 25 anos.

Em 11 de março, os Estados Unidos colocaram este grupo armado entre os “grupos terroristas” filiados ao grupo Estado Islâmico (EI).

Também em meados de março, as Nações Unidas denunciaram que cerca de 200 pessoas foram mortas este ano e 40.000 ficaram deslocadas dentro do território de Beni.

Antes desta última deslocação em massa, cerca de 100.000 pessoas deslocadas internamente na RD Congo já necessitavam de proteção e assistência em Beni, mas a falta de financiamento reduziu a capacidade do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados para fornecer assistência humanitária, incluindo abrigo.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *