Current track

Title

Artist

Background

Baia do Inferno em Cabo Verde classificado como Parque Natural

Written by on 15/04/2021

Governo aprovou a criação do Parque Natural da Baia do Inferno e do Monte Angra , na ilha de Santiago, conhecido por ter falésias de mais de 500 metros, passando a integrar a Rede Nacional das Áreas Protegidas.

A medida consta de um decreto-regulamentar de 09 de Abril, e que recorda que a proposta para classificação daquela área, agora concluida, “partiu da sociedade civil” e envolveu “directamente as comunidades locais, as autoridades locais e nacionais”, bem como universidades cabo-verdianas e portuguesas, além de organizações não-governamentais.

Conhecido pelas zonas de difícil acesso, bem como fauna e flora únicas, o Parque Natural da Baia do Inferno e do Monte Angra é criado e delimitado com uma área total de 21.096 hectares, sendo 3.626 hectares a parte terrestre e 17.470 hectares a parte marinha, situada a sul da aldeia piscatória de Porto Rincão, concelho de Santa Catarina, e a noroeste da aldeia piscatória de Porto Mosquito, concelho de Ribeira Grande.

Acrescenta que o Monte Angra, com 577 metros de altitude, é simultaneamente um dos pontos mais altos do Parque Natural da Baia do Inferno e do Monte Angra , a maior falésia costeira de Cabo Verde e uma das mais altas de todo o Atlântico Norte.

Refere também que há “outro motivo de grande interesse paisagistico no mundo submarino do Parque Natural da Baia do Inferno e do Monte Angra , já que a diversidade ali existente é considerável e abarca desde paredes coraliferas a grutas, túneis e canais, e até montanhas com vistas para o abismo”.

Cinco das oito espécies de aves marinhas que nidificam em Cabo Verde fazem-no na Baia do Inferno e as populações de duas dessas espécies, o alcatraz e o rabo-de-junco, “são particularmente numerosas e relevantes, tanto ao nivel do arquipélago como ao nivel regional, no contexto da costa atlântica africana”.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *