Current track

Title

Artist

Background

Cabo Verde vai apresentar o próximo relatório sobre a biodiversidade em 2022

Written by on 26/05/2021

Director Nacional do Ambiente, Alexandre Nevsky, anunciou que Cabo Verde vai apresentar o próximo relatório sobre a biodiversidade no Pais em 2022, documento que mostra o estado de conservação e preservação dos recursos naturais.

Responsável explicou que Cabo Verde é parte da Convenção sobre a Diversidade Biológica desde 1995 e como tal, tem o compromisso de submeter, ao secretariado, relatórios periódicos sobre o estado da biodiversidade nacional.

No entanto, afirmou que o quadro do estado da biodiversidade mundial é crítico e que, a par das mudanças climáticas, a sua perda é considerada a principal crise ambiental.

Esta crise, segundo apontou, é mais acentuada nos pequenos Estados insulares onde as espécies endémicas ocupam pequenas áreas e competem directamente com a ocupação pouco controlada do território para a urbanização ou para a exploração de recursos naturais.

Neste momento, de acordo com os dados avançados por Alexandre Nevsky, Cabo Verde conta com cerca de sete mil espécies de fauna e flora descritas, com 51% por cento (%) marinhas e 47% terrestres de diferentes taxas.

Com a ractificação da Convenção sobre a Diversidade Biológica, em Março de 1995, Cabo Verde comprometeu-se em apresentar periodicamente, ao Secretariado da Convenção, o balanço da implementação da mesma no país, com particular destaque sobre o estado de conservação da biodiversidade, a nível nacional.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *