Presidente da República enalteceu o papel dos enfermeiros
Written by Crioula fm on 12/05/2021
O Presidente da República enalteceu o papel dos enfermeiros na provisão de cuidados de saúde e realçou o trabalho que estes vêm realizando com determinação, responsabilidade e sabedoria no contexto da pandemia.

A margem do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado hoje 12 de Maio, o Chefe do Estado considerou que os enfermeiros têm escrito com sabedoria, entrega e coragem, a história do sistema de saúde de Cabo Verde.
Reiterou que os enfermeiros, hoje mais de um milhar, continuam a ser pedra angular do sistema de saúde do país, enfrentando novos desafios em termos de conhecimento, inovação e prestação de cuidados de saúde cada vez mais diversificados e complexos.
Chefe do Estado referiu-se sobre um outro elemento que atesta a “dinâmica e importância” da classe que é a criação da Ordem dos Enfermeiros que se encontra em regime de instalação, e os desafios a enfrentar, nomeadamente o processo de enquadramento de enfermeiros licenciados, o incentivo à especialização e à pesquisa.
Através desta mensagem, o Presidente da República para além de saudar os enfermeiros elo dia, homenageou todos os que, no dia-a-dia, dão o seu melhor para que a cada dia os utentes se sintam mais seguros e tranquilos no que se refere aos bens mais preciosos que são “a vida e a saúde”.
O dia 12 de Maio, conhecido pelo Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, comemora-se na data do nascimento de enfermeira inglesa Florance Nightingale (em 1820) que mudou a forma de ver a assistência aos feridos, sobretudo durante os conflitos bélicos.