Mindelo acolhe 9ª edição da URDI
Escrito por Crioula Fm em 13 de Dezembro, 2024
A cidade do Mindelo acolhe a 9ª edição da Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI) sob o tema “(Re)interpretação da matéria”, até domingo, 15 de dezembro, na Praça Amílcar Cabral (Praça Nova). São 87 stands e um total de 152 artesãos e designers de todos os municípios de Cabo Verde.
Segundo a URDI, nesta nona edição os visitantes serão convidados a olharem para as várias possibilidades à disposição “no nosso universo ilhéu, explorando através da arte e dos saberes endógenos os recursos e a matéria-prima disponível”.
Além da feira, do dia de hoje, 12, ao dia 15 de dezembro, será realizada no Centro Cultural do Mindelo o “Grandes Conversas” com cinco painéis distribuídos pelos vários dias a abordarem questões como o papel da mulher na arte em Cabo Verde, o artesanato como elemento impulsionador no desenvolvimento local, entre outros.
Residência artística e formalização da classe
A 7ª residência artística, que já decorre, sob o lema “Plasti_cidade”, desafia os participantes a abordarem o plástico enquanto matéria criativa, até mesmo para fiação.
No dia 14, às 18h, será realizada a exposição “Plasti_cidade”, resultado da residência criativa dos artistas Mbongeni Buthelezi, Suely Vicente, João Brito e David Monteiro.
A exposição terá lugar no Salão Created in Cabo Verde, no CNAD.
Ainda no dia 14, o Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Augusto Veiga, tem marcado para as 15h um encontro para falar, com os artesãos participantes, sobre a formalização da classe artística.
A conversa aberta abordará questões jurídicas, de finanças e financiamento (REMPE e incentivos fiscais), inscrição na previdência social, registo de propriedade e direitos autorais, entre outros.
URDI cada vez mais nacional
Segundo Artur Marçal, director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), nesta nona edição da URDI todos os 22 municípios de Cabo Verde terão um representante, tornando a URDI “cada vez mais nacional”.
Durante a URDI 2024 a praça Amílcar Cabral acolherá também diversos concertos musicais de artistas como Danila Silva, Zuleica Barros e Banda Serenata ou o grupo Sizal e a habitual “URDI d’pós d’hora”.
Fonte: A Nação