Zelensky: “A Ucrânia será membro de uma União Europeia que está a ganhar esta guerra”

Escrito por em 9 de Fevereiro, 2023

Volodymyr Zelensky discursou esta quinta-feira na reunião de chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da União Europeia, onde voltou a revelar a intenção do seu país em fazer parte da União Europeia.

 

Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, foi a primeira a discursar, prometendo “contínuo apoio à Ucrânia” na guerra contra a Rússia, mas o grande momento estava guardado para o momento em que Volodymyr Zelensky subiu ao palco.

O líder ucraniano foi aplaudido de pé durante largos minutos, numa sala cheia de eurodeputados, muitos vestidos a preceito com as cores da Ucrânia, e depois ‘atacou’ Vladimir Putin, ao mesmo tempo que voltou a falar sobre a adesão à União Europeia.

“O valor das vidas na Rússia foi destruído, apenas as que estão no Kremlin têm valor. A Rússia vê o seu povo como uma embarcação para o transporte de armas. O regime russo odeia qualquer justiça social e diversidade, eles investem na xenofobia, estão a tentar voltar às realidades desumanas das décadas de 1930 e 1940. Somente a nossa vitória garantirá os valores europeus”, disse Zelensky, que aproveitou também para agradecer o apoio dado aos ucranianos.

“Quero agradecer a todos os que nos enviaram munições, combustível, equipamento. Quero agradecer-te especialmente a ti, Roberta [Metsola], como defendeste a forma de viver na Europa. Obrigado pela vossa energia e determinação. A vossa atenção reflete a Europa moderna, a Europa de paz e a forma de vida europeia, onde reina o Estado de direito e as fronteiras não são violadas e é possível passar de um país para o outro sentido que não há fronteira. A Europa esta a libertar-se da influência de oligarcas russos e a defender-se a si mesma. Com a ajuda de todos, que agradecemos, a Ucrânia vai vencer esta guerra . É a única forma de assegurar o modo de vida e os valores europeus”, salientou, falando depois da entrada do seu país na União Europeia.

“A visão de ingressar na UE motiva o nosso povo a permanecer forte e a manter o rumo. A Ucrânia será membro de uma União Europeia que está a ganhar esta guerra. A Europa sempre será a Europa enquanto estivermos juntos e cuidarmos do modo de vida europeu. Para a Ucrânia, será um regresso a casa, um caminho para voltarmos a casa. Estou aqui para defender o regresso a casa dos ucranianos, para que possamos em conjunto beneficiar desse bem comum”, salientou.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Crioula Fm – Praia 88.5 MHz

Bô Rádio!

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Top 20

13:00 13:59

Atual

Top 20

13:00 13:59

Upcoming show

Vibrações

14:00 14:30